Refrigeração Industrial/Comercial

A refrigeração industrial e a refrigeração de ar são baseadas no mesmo mecanismo: um fluido, geralmente água ou ar, refrigerado por evaporação de outro fluido, denominado refrigerante.

O circuito refrigerante, composto por compressor, evaporador, condensador e dispositivo de expansão, é uma parte integral de ambos os sistemas. Porém, existem diferenças substanciais entre os sistemas de refrigeração e de refrigeração de ar como, por exemplo, os componentes, métodos de projeto, estruturas comerciais ou industriais onde são instalados e seu funcionamento,

A refrigeração é o processo que envolve, de forma geral, a redução da temperatura de fluidos ou corpos. É especificamente utilizada para armazenamento temporário ou bens perecíveis, em temperaturas até -60 °C.

A refrigeração é uma das aplicações mais importantes na indústria alimentar, já que retarda o crescimento de bactérias no alimento, preserva as propriedades e aumenta o tempo do prazo de validade.

Os aparelhos principais utilizados na refrigeração comercial e industrial para a preservação de produtos alimentares são:
Câmaras frigoríficas;
Vitrines de supermercados ou talhos;
Frigoríficos utilizados em cozinhas industriais, incluindo salas de maturação e retardadores;
Chilers.

Refrigeração de Transportes

A Refrigeração de transportes / Móvel é  utilizada no transporte de produtos alimentares para consumo humano.

É crucial  garantir o estado natural e a qualidade dos produtos transportados. O objectivo é impedir o seu contágio e degradação durante o transporte.

O transporte de produtos alimentares deve apresentar determinadas características, e seguir diversas normas, para que a segurança alimentar dos consumidores não esteja em causa.

Dentro dos veículos de transporte existem vários modelos consoante o produto alimentar que transportam, sendo os veículos que transportam alimentos perecíveis os que apresentam maiores cuidados nomeadamente com a temperatura.

Outro ponto muito importante é a higiene destes veículos, tudo deve ser feito de modo a contribuir para um transporte seguro.

Pneumática

Ciência que trata do comportamento dos gases e seu emprego para a transmissão de energia.

Todos os gases são facilmente compressíveis, e é esta a propriedade que mais os diferencia dos líquidos como meio de transmissão de energia.

Praticamente qualquer gás pode ser usado num sistema pneumático, mas, por razões óbvias, o ar (mistura de 78% nitrogênio e 21% oxigênio, aproximadamente), é o mais usual.

Atualmente a pneumática tem importância fundamental na automação industrial. A utilização da pneumática tornou-se um meio barato e simples, devido às propriedades do ar comprimido, que existe em abundância no nosso Universo e é de fácil transporte

O ar comprimido é conduzido através de tubulações até o ponto de aplicação, onde executa trabalho útil, seja por expansão, seja por aplicação direta de força. Em seguida, é expulso para a atmosfera.

Hidráulica

Hidráulica é uma área da Física que estuda as características físicas dos fluidos em seu estado líquido, seja em repouso ou em movimento.

Também conhecida como Mecânica do Fluidos, ela é responsável por identificar o comportamento e uso dos fluidos confinados ou em escoamento, como uma forma deles atuarem como sistemas transmissores de energia.

Através dos seus estudos, é possível conhecer as leis que regem o transporte, a conversão de energia, a regulação e o controle dos fluidos agindo sob efeito de variáveis como pressão, vazão, temperatura, viscosidade, etc.

Neste sentido, a principal lei que fundamenta os estudos da hidráulica é a de que a pressão exercida em ponto qualquer de um líquido em repouso (estático) é a mesma em todas as direcções e exerce forças iguais em áreas iguais.

Electrónica Industrial/Reparações

É notória a evolução tecnológica que tem conquistado o sector industrial ajudando-o a uma maior produção e competitividade.

Um dos principais instrumentos dessa evolução é a electrónica.

Embora com pouco tempo de existência, ela é hoje imprescindível nas nossas vidas, quase sem darmos pela sua existência.

Apesar das enormes vantagens e benefícios associados à sua utilização, ela apresenta também novos desafios nem sempre fáceis de superar.

É para ajudar os nossos clientes a ultrapassar esses desafios que existimos.

O técnico de eléctronica, automação é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas de cárater técncio relacionadas com a instalação, manutenção, reparação e adaptação de equipamentos eléctronicos de automação industrial, no respeito pelas normas de higiene, segurança e pelos regulamentos especificos.

Calibração e Tipicação / HGS

Utilizadas para medição da percentagem da carne animal, as Pistolas HENNESSY foram desenvolvidas na Nova Zelândia em 1975, quando as indústrias de carne buscavam maior produtividade nas etapas de industrialização.
Actualmente, vários países de todo o mundo possuem a tipificação objectiva e electrónica obrigatória em todos os matadouros de suínos nomeadamente, com implementação dessa tecnologia na Europa, Brasil e América Latina.

A Tecnologia

A pistola de tipificação de carcaças suínas Hennessy GP7 utiliza a tecnologia óptica para determinação das medidas de rendimento das carcaças animais. Um sensor óptico acoplado junto à ponta de penetração da pistola é capaz de diferenciar o tecido que é claro do tecido que é escuro.

Quando o sensor percebe uma mudança brusca de coloração, significa que houve troca de ambiente de gordura da carne ou vice-versa. A medição de espessuras dos tecidos de gordura e carne é mera consequência da percepção de reflexão de luz do sensor óptico.

Possíveis informações obtidas com o GP7:

(a) Espessura de gordura (toucinho).
(b) Espessura de músculo.
(c) Percentagem de carne magra.
(d) Espessura total do animal.
(e) Coloração do músculo.
(f) Variação de cor do músculo.
(g) Coloração mínima.
(h) Indicação de PSE

Qualidade da Carne

A pistola HENNSSY além de avaliar o rendimento de carne de cada carcaça, permite também determinar a qualidade da carne pela coloração, PH e capacidade de retenção de água, sendo determinada de forma distinta cada uma dessas características.

Aquecimento Central/Termoplan

O termoplan é um novo conceito de conforto e bem-estar, importado para Portugal pela Amiterm agora associada á Tecnobarros Electrónica e Manutenção Industrial.

Resulta da experiência e dos novos conhecimentos tecnológicos com vista à satisfação das exigências do mercado.

É um sistema de aquecimento eléctrico, que se caracteriza pela sua elevada segurança e economia, é não poluente e não carece de manutenção.
Termoplan é o único sistema de aquecimento piso radiante eléctrico, homologado em Portugal pelo Laboratório Industrial da Qualidade.

É nosso propósito apresentar um modo de trabalhar moderno, competente e orientado para o Cliente, por isso dispomos de uma equipa de profissionais bem preparada, para dar uma resposta eficiente a todas as solicitações.

Assim, prosseguindo com iniciativas inovadoras, e esperando ter despertado a vossa curiosidadee interesse, estamos desde já disponíveis para qualquer esclarecimento ou informação.